MANUAL DO WINGS3D
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MENU SELECT

É um dos ítens mais importantes no Wings3D por conter muitas operações que tornam a modelagem mais rápida e eficiente. Ser capaz de selecionar rapidamente os elementos que você precisa para trabalhar e ser capaz de combinar (ou subtrair) esta seleção com outra faz com que você alcance mais rápido o resultado desejado.




SELECT | DESELECT (barra de espaços):
Deseleciona todos os itens selecionados.



SELECT | MORE (+):
Amplia a atual seleção incluindo os itens adjacentes (verts, edges ou faces) do mesmo tipo em um determinado objeto. Por exemplo, se uma face está selecionada, todas as faces adjacentes serão selecionadas. Se houver mais objetos na cena, o comando não provocará a seleção de novos objetos, mas cada objeto com um seleção ativa terá esta seleção ampliada.


À esquerda, um conjunto inicial de faces.
À direita, o resultado depois de um comando Select | More (ou através do atalho +)


À esquerda, um vértice selecionado.
À direita, o resultado depois de um comando Select | More (ou através do atalho +)


À esquerda, duas edges selecionadas.
À direita, o resultado depois de um comando Select | More (ou através do atalho +)

SELECT | LESS (-):
Reduz a seleção na ordem inversa em que foi ampliada. Assim como o comando MORE, seleções em vários objetos podem ser manipuladas simultaneamente.

SELECT | SIMILAR (i):
Seleciona itens similares ao item selecionado no momento. Select | Similar não é útil para modelagem orgânica. Sua principal utilidade é o que Jakob Cederlund chama de arte geométrica (objetos altamente simétricos). É bom para selecionar faces muito afastadas. As regras para a similaridade são as seguintes.

> Faces: Mesmo número de edges. Soma de comprimento de edges aproximadamente igual. Soma de ângulos enre cada par de edges aproximadamente igual.
> Edges: Comprimento aproximado da edge. Ângulo e comprimento aproximadamente igual das quatro edges mais próximas.
> Verts: Ângulo e comprimento aproximadamente iguais das edges que saem do vertex.

Observe que LESS não deseleciona itens selecionados através de SIMILAR. Não reverte a seleção original.

SELECT | EDGE LOOP | LOOP (L):
Seleciona as edges que fluem em linha até que um pólo seja encontrado. Um pólo é uma interseção que não seja de quatro vias. Ou seja, quando três, cinco ou mais edges se juntam em um só vertex.

SELECT | EDGE LOOP | EDGE LOOP TO REGION (Shift+L):
Select | Region funciona em conjunto com a seleção de um edge loop fechado.Um vez que você tenha selecionado o edge loop, Selec | Region irá então selecionar todas as faces contidas por aquele loop.

SELECT | EDGE LOOP | EDGE RING (G):
Seleciona o conjunto de edges que corre entre dois edge loops. Essas edges cruzadas são algumas vezes chamadas de "estruturas". Se você imaginas as linhas de latitude de um globo como sendo os edge loops, então as linhas de longiude entre dois paralelos seriam um edge ring. No Wings, simplesmente selecione uma "strut", use Select | Edge Ring e a sequência inteira de edges será selecionada, até que o modelo esteja completamente cercado, ou até que um pólo seja encontrado. Isso pode representar uma grande economia de tempo durante a modelagem.



SELECT | EDGE LOOP | PREVIOUS EDGE LOOP (F3):
Recua um nível no modelo, saltando para o edge loop fechado anterior que for encontrado (deselecionando o anterior). O uso contínuo de F3 percorre o modelo até que nenhum loop seja selecionado e, então, recua de volta no modelo. Isso é bastante consistente e, quando usado em conjunção com outras funções (Scale, Move, Rotate etc), pode acelerar muito a eficiência de seu workflow.

SELECT | EDGE LOOP | NEXT EDGE LOOP (F4):
Avança um nível no modelo, saltando para o próximo edge loop fechado, deselecionando-o o que estava selecionado em função deste. Trabalha exatamente como F3, mas na direção inversa, de modo que você pode usar as duas teclas em conjunto para alternar à frente ou atrás de dois edge loops, e mudar de direção.



SELECT | EDGE LOOP | GROW EDGE LOOP (Alt+L):
Selecionando uma ou mais edges, pertencentes a um ou mais edge loops, a cada vez que esse comando for usado, a seleção se expandirá um nível, avançando na seleção do(s) edge loop(s). Funciona também em seleções feitas em objetos diferentes. A seleção do edge loop irá se expandir somente até encontrar outro edge loop: a partir daí não prosseguirá (a não ser que o usuário o faça manualmente, indicando a edge que dá prosseguimento ao edge loop).

SELECT | EDGE LOOP | SHRINK EDGE LOOP (Ctrl+Alt+L):
Reduz progressivamente a expansão feita através do comando anterior.


À esquerda, duas edges pertencentes a edge loops diferentes estão selecionadas.
À direita, o resultado depois de um comando Select | Edge Loop | Grow Edge Loop (ou através do atalho Shift+L)

SELECT | EDGE LOOP | GROW EDGE RING (Alt+G):
Selecionando uma ou mais edges, pertencentes a um ou mais edge rings, a cada vez que esse commando for usado, a seleção se expandirá um nível, avançando na seleção do(s) edge ring(s). Funciona também em seleções feitas em objetos diferentes.

SELECT | EDGE LOOP | SHRINK EDGE RING (Ctrl+Alt+G):
Reduz progressivamente a expansão feita através do comando anterior.


À esquerda, duas edges pertencentes a edge rings diferentes estão selecionadas.
À direita, o resultado após dois comandos Select | Edge Loop | Grow Edge Ring (Alt+G)

SELECT | ADJACENT

| VERTS: Seleciona os verts adjacentes ao vertex (verts) selecionado(s).
| EDGES: Seleciona as edges adjacentes à(s) edge(s) selecionada(s)
| FACES: Seleciona as faces adjacentes à(s) face(s) selecionada(s)

Se você usar essa função várias vezes, a seleção se expandirá a cada vez.

Tecle V no modo vertex e a seleção se expandirá da mesma maneira que aconteceria com SELECT | MORE.

Tecle E no modo edge e a seleção se expandirá incorporando as quatro edges mais próximas de cada edge. SELECT | MORE, nesse caso, entretanto, incorporaria todas as edges que compartilhassem um vertex com a edge selecionada.

Tecle F no modo face e a seleção se expandirá incorporando as faces que compartilham uma edge com a seleção. SELECT | MORE, nesse caso, incorporaria todas as faces que compartilhassem uma edge com a face selecionada.


A partir de uma face inicial selecionada, repare o resultado diferente se você usar...


À esquerda, Select | More (+). À direita, Select | Adjacent | Faces (F)

SELECT | BY

Hard Edges
Vertices with | 2 Edges | 3 Edges | 4 Edges | 5 Edges
Faces With | 2 Edges | 3 Edges | 4 Edges | 5 or More Edges (F5)
Material
Default
Hole
Random | 10% | 20% | ... | 90%
Short Edges (clique no box à direita do comando para especificar o comprimento)
Id

Select | By oferece uma ampla variedade de metologias para seleção. Essas seleções podem ser armazenadas (como discutiremos mais tarde) e então usadas em conjunção com outras seleções através de Union, Subtract e Intersection.

Hard Edges
seleciona todas as hard edges do objeto.

Vertices wih (2, 3, 4 e 5)
seleciona vértices que tem esse número de edges partindo deles. É útil para tentar manter quadriláteros.

Selec | By | Faces With | 5 or more
tem um atalho, F5, para que vocè possa facilmente encontrar qualquer polígono que não tenha 4 ou 3 lados. Estes polígonos podem causar problemas em alguns pacotes de modelagem 3D e de renderização e podem ser resolvidos a partir de sua localização.

Material
é usado para selecionar faces através dos materiais que estão aplicados. Qualquer material definido pelo usuário será automaticamente acrescentado no sub-menu Material e ficará disponível para seleção.

Random (10 - 90%)
seleciona um subconjunto randômico do tipo atual de seleção (vértices, edges, faces ou objects) para manipulação.

Short Edges
seleciona algumas edges que são muito curtas, conforme o que for determinado pela caixa de opções à direita do comando. Short Edges são muitas vezes responsáveis por anomalias no aspecto e dificuldades em continuar a modelagem. Muitas vezes, essas edges são tão curtas e de difícil localização que, mesmo após selecionadas, você não consegue ê-las. Você pode usar Extrude para encontrá-las ou simplesmente Collapse para eliminá-las.

Id. Você pode também selecionar qualquer item (vertex, edge ou face) através de seu número de ID, que pode ser observado na barra de status quando o item estiver selecionado. Assim, se você gravar o número de ID ao qual você sabe que desejará voltar, você pode mais tarde selecioná-lo e usar Aim para coninuar trabalhando naquela área.

SELECT | LIGHTS:
Seleciona todas as luzes de sua cena.

SELECT | ALL (Ctrl+A):
Seleciona todos os vertices, edges, faces ou objects, conforme o modo de seleção ativo. Para objetos, o comando seleciona tudo na cena que não esteja escondido ou travado (através de Object | [object name] | Hide ou Lock)

SELECT | INVERSE (Ctrl+Shift+I):
Inverte a seleção. O que não estava selecionado passa a selecionado e vice-versa.

SELECT | STORE SELECTION:
Armazena na memória o que está selecionado no momento, para ser usado em conjunto com outras seleções.

SELECT | RECALL SELECTION:
"Carrega" o seleção armazenada na memória, para ser usado com outras seleções.

SELECT | NEW GROUP...

SELECT | DELETE GROUP >

SELECT | ADD TO GROUP >

SELECT | SUBTRACT FROM GROUP >

SELECT | SELECT GROUP >

SELECT | UNION GROUP >
Cria uma nova seleção, adicionando a atual seleção a alguma das armazenadas.

SELECT | SUBTRACT GROUP >
Cria uma nova seleção, subtraindo uma das armazenadas da atual seleção. Todos os elementos comuns aos dois conjuntos não ficarão selecionados da atual seleção.

SELECT | INTERSECT GROUP >
Cria uma nova seleção através da interseção da seleção atual e da seleção armazenada. Ou seja, só os elementos comuns às duas seleções permanecerão selecionados. Isso pode ser usado efetivamente para "acrescentar ruído" às modelagens orgânicas.