0.98.35: o último release do Wings3D. Os comandos absolutos foram ampliados (funcionam para luzes), a ferramenta Tweak agora permite mover um elemento mantendo sua posição tangencial, Turn Edge tem outra funcionalidade, novo shaded view.
   
VERSÃO 1 DA TRADUÇÃO DO WINGS PARA O PORTUGUÊS
 

AndrewShpagin está desenvolvendo a ferramenta Tweak. Agora você tem o tweak in Tangent Place, o Slide (que vale para vertices, edges e faces), o Relax e uma nova visualização do Magnet: uma revolução na história do Wings3D.

 
PLUGINS EM DESENVOLVIMENTO
 
O programador Scorpius está desenvolvendo uma ferramenta para cálculo de área e volume, outra para seleção do caminho mais curto entre dois vértices, outra para mudar os ícones do Wings3D, entre outras.
 


BEM-VINDO

Este site foi registrado para divulgar na língua portuguesa o desenvolvimento do software Wings3D e para servir de ponto de encontro a todos os interessados em compartilhar suas técnicas, dividir e esclarecer suas dúvidas e participar da comunidade winger no Brasil.

A maioria das seções ainda estão sendo implementadas, mas, na medida em que você retornar aqui, você perceberá que estaremos acrescentando novos textos, tutoriais, informativos etc.

A seção "manual" pretende ser no futuro a base do primeiro manual do Wings3D em língua portuguesa. A seção de tutoriais será constituída basicamente pelas lições técnicas do mestre inglês Paul Puzzled Budd, do francês YCarry e de outras lições obrigatórias encontradas na rede. Sempre lembrando que esses autores foram contatados e deram-me autorização por escrito para traduzir seus tutoriais.

O link do "fórum" também está on line. Estamos disponibilizando um fórum estruturado em phpBB, que parece ser o formato mais encontrado hoje em fóruns de discussão. Use à vontade esse fórum para pedir ajuda, solicitar orientações, mostrar seus trabalhos: esse é o ponto de encontro dos usuários de Wings no Brasil. De qualquer maneira, o link para o ODF (Official Development Forum) está aqui à sua disposição: participe sempre!

Se você tem algum trabalho para nossa galeria, se você quer publicar algum artigo aqui, se você puder e quiser gastar algum tempo como moderador de alguma sala de nosso fórum, se você tem alguma idéia ou crítica a fazer para melhorar a dinâmica do site, fale conosco.

Bem, esse site só tem uma razão de ser: você e a comunidade de usuários do Wings3D! Participe do fórum e volte sempre!

O QUE É WINGS3D?

Wings3D é um software de modelagem poligonal livre, inspirado nos softwares Nendo e Mirai, da Izware.
É possível aplicar materiais, cores aos vértices, coordenadas UV e texturas, mas ainda haverá implementações nessas ferramentas antes do Wings atingir a versão 1.0. Não há suporte no Wings para fazer animações.

Requerimentos de sistema
Windows: qualquer versão; OpenGL exigido.
MacOS X: versão 10.2 ou superior (Jaguar ou Panther).
Não há versão para Mac OS 9.
Linux: OpenGL ou Mesa exigido.
Unix: OpenGL exigido; será necessário construir a partir do código.

Formatos de exportação
NDO (Nendo), 3DS (3DStudio), OBJ (Wavefront), WRL (VRML), MDL (Hash:Animation Master), RWX (Renderware), EPS, FBX, XML, Yafray, PovRay

Formatos de importação
NDO (Nendo), 3DS (3DStudio), OBJ (Wavefront), AI (Adobe Illustrator 8), FBX (Alias FBX)

Equipe de desenvolvedores
Atualmente, apenas Bjorn Gustavsson e Dan Gudmundsson trabalham no desenvolvimento do Wings, com a colaboração eventual de Raimo (na implementação do plugin para renderizar em YafRay) e de alguém que lhes envie trechos consolidados de programação. A equipe original de desenvolvedores está relacionada a seguir.

Björn Gustavsson
: escreveu a parte principal do código. Começou a escrever o Wings no começo de abril de 2001. A maior parte da funcionalidade do Nendo (exceto Rotate Free e Plane Cut) foi colocadas em meador de julho de 2001. Jakob Cederlund: implementou o tubo, o cone, a esfera e o torus. Parceiro de discussão e brain-storming. Implementou os comando de Collapse. Idéia original e implementação do Intrude e Select Similar. Implementou a arquitetura original de plugins. Escreveu o plugin da Spiral. Dan Gudmundsson: escreveu o pacote ESDL. Idéias e inspiração. Escreveu os módulo e3d_image. Escreveu o editor de materiais. Vlad Dumitrescu: fixou o bug de emulação do botão do meio do mouse. Patrik Nyblom: plugins da interface para o usuário das caixas de diálogo de arquivo. Criou os arquivos para Windows. Anthony D'Agostino: forneceu informações sobre o formato NDO. Escreveu os plugins do Torus Knot, Torus e Plane. Gegre Griffin: desenhou os ícones e o novo look do Wings. Chris Osgood (WingsOne): escreveu o plugin qt_file. Contribuiu trabalhando o código para várias ferramentas novas, como o eixo de letras e a exibição do grig sempre que o viewport está alinhado aos eixos. Implementou os menus avançados, chamados vetores, seleções secundárias e outras novas ferramentas. Essa idéias e outras do código agora estão incluídas no núcleo do Wings. Howard Trickey: escreveu um novo e melhor triangulador (e quadriculador) no e3d_mesh. Escreveu os plugins para importar AI, Triangulate e Quadrangulate e texto. Anders Conradi: escreveu o comando Select|Edge Ring (originalmente um plugin). Sean Hinde (Earlyriser): escreveu o exportador VMRL, o suporte de diálogo nativo para OS X e o carregador para OS X. Danni Coy (KayosIII): Implementou significativamente o exportador para Renderman. Acrescentou o comando Render. Mich Balaban: desenhou o site www.wings3d.com.