INFLATE

USANDO AS OPÇÕES RMB DO COMANDO INFLATE PARA ADEQUAR A GEOMETRIA

Usar o comando Vertex | Deform | Inflate através da opções LMB irá "expandir" (ou encolher) um grupo de verts selecionados de um modo determinado por uma caixa limite que contém esse verts selecionados. Se você arrastar até 100% os verts selecionados, então eles irão se espalhar em uma "verdadeira" superfície esférica, mas você não terá nenhum controle real sobre o centro e o raio dessa forma esférica.

Embora isso esteja OK para algumas tarefas, há muitas outras que requerem um centro e raio a serem precisamente especificados e definidos. O propósito aqui é descrever as opções RMB para quando essas ocasiões acontecerem.

Embora ambas as opções do comando Inflate, LMB e RMB, trabalhem em 3D (para situar os verts em uma superfície que tende a ser esférica), se os verts permanecem em um plano 2D, então Inflate | 100% tornará os vértices "circulares" nesse plano.

USANDO VERTEX | DEFORM | INFLATE | 100% PARA CIRCULARIZAR A GEOMETRIA DE ACORDO COM UM CENTRO E UM RAIO EM 2D

1) Pressuponha que você tem uma coleção de verts (deslocados) em um plano 2D que você quer adequar/corrigir para um círculo (ou parte de um).

2) Selecione os verts a serem modificados (como no passo 1) e use Vert | Deform | Inflate, usando RMB.
O Wings precisa agora que você defina prrimeiro o centro da operação Inflate, então escolha um ponto cuja distância do centro irá determinar o raio (esférico) em que os verts selecionados permanecerão quanto completada a operação Inflate. Nesse caso (2D), os verts irão permanecer em uma "fatia circular" ao lado do centro da "esfera de ação do Inflate". O plano no qual essa "fatia" está (aqui) será paralelo ao plano axial Y.

3) Selecione um centro apropriado. Eu escolhi o vert no meio, indicado pelo quadrado azul. Se você está escolhendo um elemento só (como aqui) para especificar o centro, você pode fazê-lo de dois modos:
a) Selecione o elemento com LMB, então clique com RMB para aceitar a seleção e prossiga para o próximo passo.
b) Selecione o elemento com RMB: isso não só seleciona, mas também aceita e prossegue para o próximo passo, tudo em uma só ação.

Se você não pode definir o centro apropriado com um só elemento, use LMB em todos os elementos necessários (digamos, 2 verts, um em cada ponta do diâmetro) e aceite/prossiga (para o próximo passo) com RMB - ou escolha o primeiro vert (na mesma situação) com LMB e o segundo com RMB para aceitar/prosseguir de uma vez só.

 

4) Selecione um vert para definir o raio (novamente mostrado como um quadrado azul). Você pode usar o mesmo procedimento de antes (fazer toda a seleção com LMB e então aceitar/executar com RMB) ou, se for um elemento só, selecionar/aceitar/executar com RMB.

5-6) Arraste o mouse para realizar um Inflate de 100% (mantenha a tecla Shift pressionada para restringir) e todos os verts selecionados estarão agora em um círculo, centrado no ponto especificado. Observe que eles não estarão necessariamente equidistantes.

USANDO VERTEX | DEFORM | INFLATE | 100% PARA TORNAR UMA GEOMETRIA ESFÉRICA DE ACORDO COM UM RAIO E UM CENTRO ESPECIFICADOS NO ESPAÇO 3D

Suponha que nós queiramos ajustar/alinhar a geometria ao redor de um olho (verts internos mostrados selecionados na figura 1) à superfície curva do globo ocular (esfera)

1) Eis os verts a serem alinhados.

2) Com esses verts selecionados, use Vertex | Deform | Inflate (use RMB)

3) Selecione o centro (do globo ocular) escolhendo o edgeloop central da esfera do globo ocular (selecione uma edge, e tecle L), clique RMB para prosseguir ao próximo passo (definir o raio).

 

4) Selecione um vert para definir o raio com RMB (ou use os métodos previamente descritos no primeiro exemplo, se múltiplos elementos forem necessários para definir o raio).

5-6) Arraste o mouse para executar um Inflate de 100% (use Shift para restringir) e todos os verts selecionados agora estão em um raio esférico, cujo centro é o centro do "globo ocular".

FORMANDO UMA FACE CIRCULAR DENTRO DE UM QUADRADO USANDO INFLATE

1) Aplique Inset em uma face (quadrada).

2) Tecle E (alterna para o modo Edge).

3) Corte em 2.

4) Selecione os outros verts (pode ser clicando em todos eles, ou selecionando a face interna e teclando V - esse método é mais fácil para a etapa 8, especialmente, na minha opinião).

5) Vert | Inflate | 100% (use a opção LMB)

6-9) Repita as operações acima, se necessário, para obter detalhes adicionais.

Cortar em 4 no estágio 3 dá resultados mais pobres do que fazer em dois passos, como acima.

Usar Tighten e Inflate (para faces não quadradas) é bom quando o comprimento das edges não é crítico, já que Inflate produz verts em um circulo, mas não necessariamente equidistantes.

FORMANDO SETORES DE 90° EM UM GRID

1) Crie um grid de 4x4 unidades e selecione os verts mostrados. Pressuponho que você deseja bordas semicirculares e todas os "cantos" simétricos. Você terá que usar centros e raios diferentes do meus se desejar algo diferente.

2) Vert | Inflate (RMB para escolher o centro e para as opções de raio). Selecione o vert mostrado (em azul) como centro.

3) Selecione o vert mostrado (em azul) para definir o raio.

4) Aplique Inflate | 100%. Isso move todos os verts, como mostrado.

5) View Y (acione Ortho) e use Tweak (ou Move Free) para puxar esse vert de volta. Arrume os outros verts de acordo.

6) Selecione a face mais baixa e use Face | Mirrror para obter uma peça semicircular.

7) Selecione a(s) face(s) da direita (do grid) e use Face | Extrude Region | X (0,5) duas vezes. Use Shift+D para a segunda extrusão. Se você espelhar agora, você terminará com um objeto de 12 x 8 ao invés de 11 x 8. Selecione todas as edges como mostrado (selecione uma e tecle G).

8) Aplique Edge | Connect e então Edge Loopcut. Descarte a parte não desejada.

9) Seleciona a face final e espelhe para completar o objeto. Selecione as edges não desejadas ao longo da face de espelhamnento, e use Dissolve. Selecione o objeto inteiro e use Cleanup. Selecione todas as faces e use Face | Extract | Y (digamos). Apague o grid (oculto). Se você quiser faces do lado de dentro do objeto extraído, selecione uma face interna e espelhe.

FAZENDO UM PARALAMA SEMICIRCULAR PARA UM CARRO

Apenas uma maneira, de muitas, de fazero arco básico.

1) Organize uma geometria básica no local, selecione as 4 edges mostradas e use Edge | Bevel | Zero.

2) Selecione a edge da quina.

3) Essa edge pode ser agora movida para formar a quina superior (interna) do paralama (Move X, Move Y).

4) Posição final da edge da "quina interna". Selecione o objeto inteiro e aplique Cleanup (para eliminar verts extrar criados durante a operação de Bevel zero: fique de olho nas informações no alto à esquerda da tela do Wings).

5) Selecione as 3 edges de fora que formarão o paralama e corte-as em 4 (eu uso o mesmo número para simplificar: use o que você achar necessário para definir o formato correto).

6) Selecione todos os verts, exceto os dois debaixo, aplique Vert | Deform | Inflate, use a opção RMB, escolha os dois verts de canto embaixo para dar a localização do centro (quadrado azul no meio).

7) Estabeleça o raio escolhendo o vert no canto.

8) Arraste o mouse até 100%.

Repita para as "paredes" de dentro, se necessário, após cortar mais alguns verts.